Mato Grosso, Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024     
Novo Portal
<b>Barra do Bugres terá Museu Indígena com apoio do Ministério da Cultura</b>
O projeto prevê um investimento de 230 mil reais para equipar museu
<b>Barra do Bugres terá Museu Indígena com apoio do Ministério da Cultura</b>
12/04/2007 14:49:36
por Coordenadoria de Comunicação Social
Museu abrigará peças da arte indígena e documentos históricos
Museu abrigará peças da arte indígena e documentos históricos

Valorizar a diversidade cultural, a arte, a memória e a identidade indígena, fomentando o turismo no município de Barra do Bugres são os principais objetivos do Projeto Museu Memória e Identidade Indígena, proposto pela Universidade do Estado de Mato Grosso e aprovado pelo Programa "Cultura Viva", do Ministério da Cultura.

Com um financiamento de 230 mil reais, o projeto prevê a implantação de um espaço da Unemat em Barra do Bugres destinado a preservação e disponibilização coleções etnográficas, arqueológicas e documental, com peças de artesanatos, cerâmica, adornos e fotografias sobre as diversas etnias de Mato Grosso e de outras regiões.

“Será um museu vivo. Vamos expor peças da arte indígena, mas também teremos espaços para oficinas, palestras, exibição de vídeos para que possamos interagir com a comunidade”, explica o idealizador do projeto e Vice-Reitor da Unemat, professor Elias Januário.

O acervo composto de aproximadamente 800 peças foi doado, em sua maioria, por acadêmicos que cursam o Projeto de Formação de Professores Indígenas executado pela Universidade do Estado de Mato Grosso, em parceria com Seduc, Funai, MEC e Prefeitura Municipal de Barra do Bugres. E cerca de 38 mil documentos também narram a trajetória pela consolidação de uma educação escolar indígena específica e diferenciada em nível médio (Projeto Tucum) e superior (Terceiro Grau Indígena).

Atualmente, essa rica coleção fica guardada no campus da Unemat. O financiamento do Ministério da Cultura será para comprar equipamentos, acondicionar as peças e tratá-las para correto armazenamento e disposição em exposições permanentes, temporárias e itinerantes. Em contrapartida, a Prefeitura Municipal deverá entrar com espaço físico. “É um esforço da Instituição no sentido de colaborar para a valorização da diversidade cultural, a arte, a memória e a identidade indígena, fomentando o turismo local”, explica o professor Januário.

Além de promover a cultura e a educação de forma indireta, o Projeto Museu Memória e Identidade Indígena também visa estimular o potencial turístico da cidade e da região, atraindo pesquisadores, instituições e demais interessados. A expectativa é que o projeto atinja um público de 15 a 30 mil pessoas.

Mais informações, com o Professor Elias Januário, na sede administrativa da Unemat, pelo telefone (65)3221-0000.

Danielle Tavares- Coordecom/Unemat

Foto: acervo Elias Januário

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24683 | Impressões: 139267
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada